quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tenho dito em vai e vem

Eu no Sítio Rosa dos Ventos

De verdade

É o rock n’roll que faz da leitura de cada ruga do rosto o contar de mil histórias.A partir da energia do fazer louco e sem destino o som começa a rolar.Rock é energia,o depois do blues,o reforço do lamento e da euforia.A intimidade do rito,celebrar,comungar,beber no Rio  este Brasil futuro acontecendo pela fé de Roberto Medina que há anos me tirou de casa para estar no primeiro Rock in Rio e poder dizer com orgulho :EU FUI.A cada nova edição perdura a idéia romântica da vida começando agora,do mundo sendo nosso outra vez.Do primeiro Rock in Rio fiquei com a cor de abobóra dos cabelos da Rita Lee e da cor de rosa dos cabelos de Nina Hagen.Fui de Belo Horizonte ao Rio ,eu  a Gi e mais um roqueiro extraviado da Finlândia de carona de ônibus,sem dinheiro e algumas latas de atum.As lembranças de gente do mundo inteiro chegando,a cidade do Rio era toda paz e amor.Não existia a cidade do Rock e nem o Palco Mundo,sem conforto,lama,uma doidera mas que compensou pelo som afinado e pela vibração de alegria.
Hoje sou roqueira que busca por paisagens vazias,pouca gente ,muito verde,ar,e silencio de respiro Contemplativa,virtual  ,me bastam as viagens pelos shows do You Tube e assistir pela TV os ares novos do rock.O som que me faz é para cima,um suspiro,sem respiro...ainda Pink Floyd para começar...e ir...
                 
Escrever

Tudo é instável.Resistente sou eu tentando ler com um barulho deste.Escrever nem digo.Tudo se estende com uma velocidade tão incrível que as idéias nem bem nascidas viram pó...e a escrita deserto.


Quero
Ser abençoada com sossego para assistir aos bons vídeos de Mia Couto,Galeano,Isabel Allende,todos na minha pasta de favoritos esperando nova reflexão.Com calma prometo me desdobrar e me multiplicar ao infinito desconhecido das idéias e palavras .Filmes de talento,sim porque talento é essencial e esta em falta.Tempo para ler,ler,ler e conversar ,conversar,conversar  por horas a fio quando o papo é bom. Tempo para aconselhar-me com a solidão.
Saúde como prenuncio de um futuro manifesto.Quero a chave da paz para fechar a porta às energias invasivas.

Radical

O mundo do futuro não tem raízes no atual.Estou convicta e quero me exercer na arte da despreocupação.Quero curtir todas as luas vazias para estar em paz.Aprendo que o definitivo é temporário e a diferença está em construir relacionamentos verdadeiros,de real confiança e colaboração mútua.
                     Rio da Barra quando encontra com o mar-Trancoso
Tecidos coloridos

É o Brasil com a primavera chegando.Gosto de branco e tecidos fininhos,molinhos para acariciar a pele.Ganhei há tempos um par de violetas de Dona Anésia Palumbo.Converso com elas e sou presenteada com flores novas.Gosto de flores vivas.Gosto da primavera de pessoas coloridas Sempre  assim.
                    Luis Duarte e Cristina Siqueira,coloridos
-Quem tem feito a diferença?

Meus netos Théo e Ravi,a espera da Lorena que se anuncia para janeiro de 2012.Minha família porque é através dos filhos que afinal tudo dará certo.A diferença é ouvir o que o pequeno Théo diz ,coisas que ele traz do mundo visível e invisível.E outro dia êle me disse quase isso:”foi meu pensamento que trouxe você para perto de mim”.
A diferença é o jeito com que o amor cuida de mim.amando e sendo amada,sem pensar,sem excluir,sem cobrar.Amada como convém a seres livres e inteiros em relações nada banais.

Preguiça

Preguiça com os chatos de plantão.Argh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!quando digo não é porque ouvi meu coração.Muita preguiça.Trabalhar  com a mente e as emoções cansa muito e não ganhar pela produção de arte e literatura cansa ainda mais.Não parece mas é uma canseira que se acumula e dói.Preguiça de repetir a mesma história “trucentas “mil vezes intentando patrocínio para idéias sensíveis que realmente fariam a diferença neste mundo rude.Impotente ,sentada no sofá do home ,assistindo a corrosão nacional.Preguiça!
Não faz mal,desconto os desprazeres da vida em palavras.Excesso de trabalho ,desgaste físico que compenso em emoções e criatividade.Funciona assim.
Sublimo a dor com prosa poética que distribuo com pontual generosidade.Uma variedade de andamentos,a vida se faz deste jeito.Tudo é Brasil,Brasil,Brasil.
                           Palestra na escola João Florêncio-Tatuí
Na bagagem
Um pouco de tudo.Levo fé e rímel encantado.

Enfado
De arrogância,encaro como sintoma de ignorância.

Oxigênio
Preciso.Para arejar os olhos,um piscar de cílios capturando estrelas.

Quero me alongar...
Vida corrida,sem tempo.Quando a Fabi era pequena ela escreveu assim “mamãe é corrida com a vida,parece uma corrida de ar”.Sinto saudades dos filhos pequenos.Acho que é porque estamos comemorando a semana da criança...e,para mim realmente os filhos não crescem.
Quando o Sérgio tinha 3 anos,ele derrubou um vaso e se saiu com esta “o vaso caiu porque a flor estava tonta”Guardo estas frases,este universo de filhos pequenos e toda vez que a lembrança acode dou uma risadinha só minha,guardada num espaço do bem e do bom.
O tempo corre!
Ave Maria!
Ontem ouvi Paula Fernandes cantando Ave Maria à natureza,numa interpretação comovente,linda mesmo,combinando com as seis horas da tarde.
Tenho estado envolvida com emails,face ,blogs,pessoas virtuais,músicas,vídeos,novelas,filmes,TV e como fico feliz quando encontro amigos de verdade,de carne e osso para conversar.Daí entrei numa de escrever esta página a mão como em outros tempos.Deu nisso ,me alonguei,me enchi de força e vou escrevendo esta página Prisma com a bic preta baratinha,sem nem me cansar.
Mas nem podia ser diferente como vou falar de Raymundo Farias se não for com a caneta na mão?-Outro dia,em um bom acaso nos encontramos no Café Canção.Sempre cavalheiro ,bem humorado e gentil.Falou de seus livros que estão para vir à luz,falamos de Brasil  ,histórias de seu Ceará,da figa que se faz para acontecer as Olímpiadas e não passarmos pelo fiasco de não ter os estádios prontos.Da vida e seus misteriosos desígnios,tiramos palavras de nossos ventres subjetivos,nossas indagações de alma.Quanto mistério perdido em divagações sem respostas .
Pela amizade justifico o longe da conversa.Pela literatura também.E emendando um assunto no outro quero contar que fui tomar o café da tarde no Museu Paulo Setúbal onde Sueli Aduan,querida,ministra Oficina de Literatura para poucos e bons.Fred Nabhan,Ari Roberto,Patrícia,Elizabeth participam.A didática da mestra e a convicção da turma são eloqüentes no dizer pouco e bem em estudos  e produção de mini contos,micro contos,contos nanicos.

AMIZADE
Existe a voragem do  tempo,do interesse e do dinheiro.Existe um tom de conversa que se chama investimento,net work,todos nós temos grades de compromissos,agendas extenuantes,alimenta-se um certo estilo de não se estar com alguém,mesmo presente.
Neste contexto que até parece normal  preservo amigos da vida inteira,realizo esta página como uma contribuição social e outro dia fui regiamente recompensada com o telefonema de agradecimento de Nadir Prado  que se sentiu lembrada,amada,com espaço para falar de si e da vida.Na verdade com ela aprendi  mais uma vez que importa sim dar espaço para que o digno se mostre ,se coloque e ocupe o lugar de tantos que mistificam valor.
Amizade é música para se apreciar com tempo.É arte.
E falando de amizade o carinho vai para a amiga Vera Fragnani que há dias entregou Dona Marina ,mãe amada, a Deus.
É por amizade que sonho em programar uma viagem só para rever amigos ,àqueles que acreditam em tudo que eu faço acontecer.Amados e amadas que me inspiram a ir,que me guardam embaixo de asas macias e me mostram a cada encontro um toque blues soul,o retrato que tiramos em um dia,o caminho que percorremos fluindo em amor e em tantas outras coisas.
Em casa de amores baixo a guarda e não me sinto vulnerável,tenho intimidade para escrever e ler e ficar quietinha num canto,descansar ao sol ,tomar champanhe e dormir com os anjos.Em casa de amigos me sinto hiper milionária.

 Momentos felizes com Eliana Arruda,Laila Assef,Vanessa Siqueira e na festa de casamento com Guilherme,Adriane e Fabiane


Outro momento
Nas redes todos falam com imagens e letrinhas.Ninguém ouve.A moça permanece sozinha.

-Qual a minha verdadeira geografia?
Eu que fico de lá para lá ,mais longe ainda e aporto aqui,perto de mim.Longe do lugar comum.